20 Anos de Igreja Betesda
Betesda
Igreja Betesda

Amor e Sofrimento

Pr. Ricardo Borges

Foi  Porque Deus tanto amou, que a si mesmo se entregou (Sofreu)
Quem mais amou mais sofreu.  Isaias fala do Servo Sofredor.  “Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Porque foi subindo como renovo perante Ele e como raiz de  terra seca, não tinha aparência nem formosura, beleza alguma havia que lhes  agradassem. Era homem de dores, que sabe o significado de padecer, objeto de vergonha , escondiam o rosto ao vê-lo passar. Mas ele foi traspassado,  moído e humilhado por nossas próprias transgressões, levou sobre si nossas dores  e por suas pisaduras fomos sarados”. Isaias 53.
Sofrimento me parece, não opção para o amor, não escolho sofrer quando decido amar. Sofrimento me parece condição , ou seja decido sofrer quando decido amar.

Quem quer viver sem sofrer decida viver sem amar, uma vida sem cumplicidades e comprometimentos, também será uma vida sem compaixão. A  omissão produz um coração gelado o que  é sem duvida a melhor opção para uma vida confortavelmente distante da dor.
As muitas decepções no amor inibe novas possibilidades de amar.  Alguns que  tiveram e perderam tem medo de voltar a ter por medo de voltar a sofrer.

Tende vos mesmos o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus… Que sentimento?           C  o m p a i x a o ,  a dor de todos e de cada um,  do cego, do Leproso, do excluído da adultera, do solitário da criança do velho,  era na verdade a dor latente na alma de Jesus. O muito amor de Jesus produzia a muita dor, capaz de abrir um buraco em seu coração, canal da graça veiculo do milagre. Porque seus  milagres , Jesus não os fazia por usurpar o poder de Deus ( porque a si mesmo se esvaziou assumindo a forma de homem, não  usurpando ser igual a Deus Filipenses  2.5 ) . assim,  o milagre era,  sua absurda capacidade de sofrer.  Seu maior amor produziu seu maior sofrimento,  a cruz. “Porque foi de tal maneira que Deus amou que a si mesmo se entregou,  que deu seu filho unigênito  para que todo o que nele Creia não pereça mas tenha vida e vida eterna”João 3.16 .
Porque O amor tudo sofre…
vale a pena amar se o resultado for o sofrer?  Se quem mais ama  mais sofre, ou quem mais tem mais perde?  Sim.  Porque …

O Amor tudo espera… porque quem ama não sofre no desespero  mas constrói esperanças para  depois ,  porque… quem por amor perde, por amor achá-lo a, quem por amor sofre, por amor consolado será. Veja o que aconteceu ao patriarca Jó;  tinha uma vida regada a prosperidade e paz, até o dia do grande furacão. Perdeu tudo e sofreu todas as maiores decepções;  contudo o que mais me impressiona na vida desse servo de Deus é seu coração decido e bem resolvido nos possibilidades da reconstrução. Jó bem poderia  se negar a ter de volta uma família, filhos e esposa,  tamanha fora sua dor; porem ele conheceu a “graça de Deus” não de ouvir falar mas de falar e ouvir no centro do redemoinho no meio do furacão. Jó foi curado de alma e o amor curado na alma tudo suporta, tudo crê, tudo espera  Porque…

O Amor Jamais acaba… o amor é  eterno.  A  ressurreição  de Jesus é a ressurreição do Amor , é também  dizer que o amor,  é a ultima palavra do amor e  não a dor.  Quando se ama,  absurda e incondicionalmente, e se perde; perde-se tudo absurda e incompreensivelmente,  porem jamais desesperadamente.  Porque não se perde e nunca  acaba aquilo que se constrói em amor.  A Glória a eternidade e o céu serão  o triunfo de amar, sofrer e amar.
“Quem tem medo de ter por medo de perder, nunca de fato o terá. Porque quem perder por amor,  por amor no céu o achará”.

“Se Alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. “Mateus 16.24-25.

Betesda Anápolis - Igreja Betesda de Anápolis - Lugar da Misericórdia Divina
Rua D-18, Quadra 22 Lote 7 Casa 2 - Cidade Jardim
Anápolis - GO - Atrás do Posto Petrobras

contato@betesdaanapolis.com.br - 62 3311-1938