20 Anos de Igreja Betesda
Betesda
Igreja Betesda

Você Sabe o que é Gratidão? (Sostenes Lima)

Artigos e Ilustrações

          “voce sabe o que e gratidão bem gratidão e semos felizez com o que nos temos tipo se eu tevese uma boneca e o meu amigo tivese um selular e eu quisece o selular dele mas tinha um problema o selular não era meu então eu tinha que ser grata mas como eu faria isto então eu pemsei pensei e pensei e ai eu tive uma ideia vocês queren que eu conte a minha ideia ta eu vou contar a minha ideia foi ser grata ai que eu vou mostra o que e gratidão bem gratidão e ser feliz com o que voce tem e não com o que o seu amigo tem bem voutando a historia bem ai eu fiquei feliz com o que eu tinha e fim então não foi que eu fiquei feliz com o que eu tinha na historia então voces entenderão o que e gratidão então tchau.”

Ana Gabriela Lima

É filha de Sostenes Lima e Priscilla Lima, tem 5 anos e faz o 1º ano

 

Cometários de um pai encantado:

Este é o primeiro artigo da Ana Gabriela. Ela o escreveu espontaneamente hoje pela manhã. Estávamos nós dois no escritório. Eu escrevia. Ela, então, ligou o computador e pediu para que eu abrisse o aplicativo de texto. Ela começou a escrever e, eventualmente, me perguntava como era grafia de alguma palavra. Fiquei tão orgulhoso do texto, que resolvi publicar aqui, com o consentimento dela, é claro.

Devo fazer um pequeno esclarecimento para aqueles que acham que eu deveria ter revisado o texto e publicado apenas a versão revista. A mensagem e a articulação de ideias desenvolvidas no artigo são muito mais importantes que ortografia e pontuação.

A Ana Gabriela terá muitas oportunidades para aprender ortografia e pontuação ao longo de sua vida escolar. Neste momento, o que importa é garantir a ela o gosto de escrever. Devo estimulá-la a escrever de tudo – de histórias a artigos de opinião. Ela deve se sentir segura para escrever o que quiser sem se sentir censurada.

Sou linguista e trabalho com teorias de aquisição da língua escrita e letramento. Posso garantir, a partir de um amplo respaldo teórico e empírico, que a ênfase em questões gramaticais e ortográficas nessa fase da vida escolar só atrapalha o desenvolvimento da capacidade e do prazer de escrever.

Se você, leitor/a pai ou mãe, me permite um conselho, aí vai: diante das primeiras produções de seu filho, não superestime questões gramaticais ou ortográficas. Valorize o texto, a narrativa, o conteúdo. A aprendizagem da norma gramatical virá a seu tempo.

A seguir apresento o texto revisto. Inseri a pontuação para que você leitor/a pudesse entender melhor o encadeamento das orações e períodos.

“Você sabe o que é gratidão? Bem, gratidão é sermos felizes com o que nós temos. Tipo: se eu tivesse uma boneca e o meu amigo tivesse um celular e eu quisesse o celular dele. Mas tinha um problema. O celular não era meu, então eu tinha que ser grata. Mas como eu faria isto, então? Eu pensei, pensei e pensei e aí eu tive uma ideia. Vocês querem que eu conte a minha ideia? Tá, eu vou contar: a minha ideia foi ser grata. Aí que eu vou mostrar o que é gratidão. Bem, gratidão é ser feliz com o que você tem e não com o que o seu amigo tem. Bem, voltando á história. Bem, aí eu fiquei feliz com o que eu tinha e fim. Então, não foi que eu fiquei feliz com o que eu tinha na história? Então, vocês entenderão o que é gratidão? Então, tchau!”

– – –

Sostenes Lima é Professor-Aluno, em lato e stricto sensu, graduado em Teologia (FTSA) e Letras (UEG). Docente na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Centro Universitário de Anápolis (UNIEVANGÉLICA); mestre e doutorando em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB).

 

Betesda Anápolis - Igreja Betesda de Anápolis - Lugar da Misericórdia Divina
Rua D-18, Quadra 22 Lote 7 Casa 2 - Cidade Jardim
Anápolis - GO - Atrás do Posto Petrobras

contato@betesdaanapolis.com.br - 62 3311-1938